A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), no Regional Nordeste 3 da CNBB, faz uma avaliação muito positiva do Encontro Regional de Atualização para Formadores, sediado de 4 a 6 deste mês, no Convento São Francisco, em São Cristóvão-SE.
Essa jornada formativa refletiu sobre “a formação pastoral dos futuros presbíteros à luz do Magistério do Papa Francisco”, tema que foi aprofundado por dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari-BA e presidente do Regional NE-3.
Dom Dirceu assinalou que é fundamental que ocorram momentos de atualização dos responsáveis pela formação dos futuros servidores da Igreja, os presbíteros.
O padre Carlos Henrique, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição e presidente da OSIB no NE-3, ressaltou que “a formação dos seminaristas deve ocorrer em quatro dimensões: pastoral, espiritual, acadêmica e humano-afetiva”. O evento em São Cristóvão tratou especialmente da dimensão pastoral.
Dom Genivaldo Garcia, bispo diocesano de Estância e referencial para as casas de formação da Província Eclesiástica de Aracaju, há uma grande necessidade de uma formação que trabalhe o coração dos futuros sacerdotes, que os leve a produzir bons frutos nos locais para onde forem enviados.
O encontro também contou com a participação de dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador e referencial no Regional NE-3.
A missa de encerramento do evento, na manhã de quinta-feira, 6, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Aracaju, dom Josafá Menezes da Silva.
Fotos: Acervo da OSIB – Regional NE-3
Fonte: arquidiocesedearacaju.org